2.20.2011

Polônia, Holanda, República Checa: ações na OTTO continuam


No dia 17 de fevereiro, mais ações foram realizadas nos escritórios da OTTO Workforce, que está explorando trabalhadores/as, especialmente da Polônia, da República Checa e da Eslováquia que estão em trabalho temporário na Holanda.

Em Hague, alguns/mas trabalhadores/as poloneses/as, incluindo ex-funcionárias/os da OTTO e membros do Vrije Bond apareceram na grande abertura de um novo escritório. Lá, distribuíram panfletos descrevendo os problemas e exigências para pararem de multar as pessoas e pagarem o que devem, para preencherem obrigações contratuais e cumprirem com o acordo coletivo, pagarem as pessoas na hora certa e melhorarem as condições de moradia.

Em Gliwice, na Polônia, a gerência da OTTO mandou alguém para a Polônia para fazer relações públicas. (Esse foi o único piquete anunciado publicamente.) As/os ativistas da FAS deram algumas entrevistas na imprensa mas o representante da OTTO alegou que tudo estava normal. O representante da OTTO, que alegava à TV que a OTTO “verifica” todas as reclamações de trabalhadoras/es, não tinha resposta, entretanto, sobre as reclamações que nós apresentamos a eles.

Também houve ações informativas em Krakow e Olomouc. Na República Checa, havia pôsteres perto do escritório informando as pessoas sobre a campanha. Alguns/mas membros da WI e da CSAF também participaram destas ações.

Enquanto isso, mais e mais informação está sendo reunida pela ZSP, pela PA e pela VB. A ZSP está agora investigando alegações de que a OTTO também engana alguns/mas de seus/suas clientes cobrando pelos custos de transporte das/os trabalhadoras/es enquanto ao mesmo tempo cobram as/os trabalhadoras/es quando clientes já os pagaram.

Na Polônia, diversos/as ex-trabalhadores/as da OTTO contaram suas histórias sobre como haviam também recebido multas ou não receberam seus salários completos e que vão se juntar a essa campanha localmente. Na Eslováquia, nós já tivemos sinais de que algumas pessoas pensaram melhor antes de tentar trabalhar com a OTTO.

www.ottoslaveforce.zsp.net.pl

No comments:

Post a Comment