1.14.2011

A Solidarity Federation na Manifestação de Witney

No domingo dia 9, membros da Solidarity Federation se juntaram à marcha em Witney, Oxfordshire, distrito eleitoral do Primeiro Ministro David Cameron. A marcha contra a privatização postal e os cortes foi organizada pelo ramo leste do CWU (Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Comunicação). Membros de Thames Valley, nova seção da Solidarity Federation, assim como de Liverpool e de Londres distribuíram panfletos defendendo métodos anarcossindicalistas de luta e panfletos introdutórios sobre a Solidarity Federation que foram bem recebidos pelos/as manifestantes.


Um dos objetivos do protesto era crescer até o dia 12, quarta-feira, quando planos para privatizar o Correio Real terão sua terceira leitura no parlamento. Esta manobra certamente resultará em demissões, ataques sobre as condições de trabalho e um serviço menos confiável para o público. A proposta provavelmente passará pelo parlamento com sucesso, mas a luta para derrotá-la não deve terminar aqui – a ação direta poderia tornar as mudanças impossíveis de serem cumpridas.

A manifestação em si foi vívida e de bom comparecimento, com entre 500 e 1000 participantes. O comício, entretanto, com falas de diversos líderes sindicais e de um líder do Partido do Trabalho (que recebeu uma recepção decididamente fria), matou a energia. As pessoas aos poucos começaram a ir embora a este ponto, com a maioria das pessoas já tendo ido quando o último palestrante subiu no palanque. A exceção para esta rodada tradicional de discursos veio de Nicky Wishart e sua irmã Beth, de 14 anos. Nicky organizou um protesto através do Facebook contra o fechamento de seu centro de juventude, e foi retirado da escola pela polícia antiterrorismo e sofreu a ameaça de que se algo desse errado ele seria preso como o organizador! O protesto seguiu em frente, e isso nitidamente os/as inspirou: eles/as falaram com mais paixão do que o resto dos palestrantes juntos, e receberam de longe os maiores aplausos.

Em suma, foi um bom dia, onde a Solidarity Federation conseguiu conversar com e panfletar para outros/as trabalhadores/as, e deu alguns pequenos passos na disseminação da mensagem do anarcossindicalismo!

Para mais informação, veja: liverpoolsolfed.wordpress.com/

No comments:

Post a Comment