1.14.2011

Piquete na OBI


No dia 12 de janeiro, membros da ZSP fizeram um piquete na OBI em Varsóvia. Durante a manhã, panfletos foram distribuídos na sede da OBI. Durante a tarde, um piquete foi armado na frente de uma das lojas. A data não foi coincidência: naquela manhã, um processo contra a firma em Krakow, onde uma mulher foi despedida por ativismo sindical, levou a firma à corte para lutar por sua readmissão.

Na loja de Varsóvia, nossos/as companheiros/as entraram e panfletaram para os/as clientes enquanto um grupo menor ficou na frente com uma faixa. As pessoas receberam adesivos com o monstro MOBI, símbolo da máfia dentro da firma. Muitas pessoas ficaram interessadas na situação e expressaram a sua desaprovação das práticas trabalhistas da firma.

Depois da ação, nós descobrimos que a loja de Krakrow decidiu despedir mais membros de sindicatos, como parte de uma “redução costumeira”. Eles ainda não receberam os avisos, mas o sindicato foi informado sobre isto. Nós também ouvimos que, sob pressão para fazer um acordo e desencorajada por outros, a trabalhadora recebeu compensação e desistiu de pedir a readmissão. Entretanto, ela diz que está feliz de não voltar a trabalhar na OBI, uma firma que a assediou e, quando ela encontrou trabalho em outro lugar, informou seus novos patrões, causando-lhe outra demissão. Ela disse que ela fez questão de se vestir de vermelho e preto ao se encontrar com os patrões. Nós ouvimos que outros/as trabalhadores/as, depois da ação, também tentaram usar alguns elementos vermelho e pretos sob seus uniformes ou como acessórios durante o trabalho. Em um fórum da Internet, descobrimos que as pessoas estão conversando sobre a situação e discutindo o que fazer com as demissões, as táticas de quadrilha e os vendedores de eletrônicos que possam aparecer em suas lojas.

www.zspwawa.blogspot.org

No comments:

Post a Comment