3.23.2013

AÇÃO INTERNACIONAL DA AIT PELO DIREITO À HABITAÇÃO


PELA HABITAÇÃO – AUTO-ORGANIZAÇÃO!
 SE A RUA FÔR A NOSSA MORADA, NELA SERÁ O FIM DOS GOVERNANTES!

Não contentes em reduzir o povo à miséria, impor salários miseráveis e aumentar o desemprego (que já ultrapassa o milhão) para  pressionar quem ainda tem trabalho a aceitar as condições mais miseráveis e assim, com os baixos salários atrair a gula e os investimentos dos mais ricos – como aliás o confessa, sem qualquer vergonha, um figurão como o Belmiro…! -  agora é o próprio “direito à habitação” que está a ser posto em causa para centenas de milhar de pessoas, com as recentes leis terroristas deste governo: primeiro a lei de facilitação dos despejos, em 2012 ,e no início de 2013 a nova lei das rendas,  dita “dos arrendamentos urbanos”.
Já não bastavam os aumentos da eletricidade, transformada em artigo de luxo, com os 23% de IVA, já não bastavam os cortes drásticos no Rendimento Social de Inserção (RSI) aos mais necessitados, nem os cortes nas reformas, subsídios de desemprego e diminuição dos salários reais: agora é algo tão básico como a possibilidade de ter um teto, que está em causa  para centenas de milhares de  pessoas, sobretudo as mais idosas e que menos se podem defender.
E no entanto vemos CENTENAS DE PRÉDIOS ABANDONADOS, VAZIOS E ENTAIPADOS, vemos PALACETES e prédios de apartamentos VAZIOS, vemos a ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA (pela mão de algumas ditas IPSS, bem conhecidas) crescer cada vez mais, vemos MAIS GENTE SEM CASA e mais CASAS SEM GENTE!

 Vemos também proprietários de pensões cobrarem à Segurança Social quartos para abrigo de emergência para pessoas sem-abrigo , a 200 e 300 € por mês…e cada vez há mais gente a dormir nas ruas.
MAS, felizmente, já vemos também a RESISTÊNCIA POPULAR a despontar:  manifestações de protesto dos inquilinos -de Lisboa no Terreiro do Paço, no passado mês de Fevereiro, e no Porto, há dias, contra a nova lei das rendas -  e a quantidade incontrolável de “ligações diretas” à rede da EDP , de moradores desempregados a quem cortaram a luz , (ou isso ou os incêndios nos prédios mais velhos provocados por velas e braseiros!!!).
Mas também vemos a hipocrisia de partidos políticos aproveitando-se das desgraças populares para as suas campanhas eleitorais – como se alguma vez bastasse, ao ponto a que isto chegou, mudar de moscas ou de governos! Como se cada vez não fosse mais necessária sim, a REVOLUÇÃO SOCIAL, popular, libertária e libertadora, EM TODOS OS DOMÍNIOS! – na economia, na saúde, na habitação, na  educação, na cultura, na existência, na nossa relação uns com os outros e com o planeta!…
Não precisamos de “leis boas” nem de “melhores governos”- Porque as “Leis” são sempre as do Estado e a favor de quem as faz e dos ricos que as pagam e os governos…governam-se!. Precisamos sim é de UMA NOVA SOCIEDADE, de SOLIDARIEDADE ENTRE NÓS e de RESISTÊNCIA E GUERRA SOCIAL AOS PODEROSOS DO ESTADO, DOS BANCOS, DO DINHEIRO!  Aqui e no mundo inteiro somos muitas e muitos! SOMOS TODOS NÓS MUITOS MAIS QUE ELE$!!! É questão de nos AUTO-ORGANIZARMOS!
Inserindo-nos na CAMPANHA PELA HABITAÇÃO que à escala internacional a AIT - Associação Internacional dos Trabalhadores realiza entre 21 e 27 de Março próximos, apelamos a todas e todos que participem ativamente  nas próximas REUNIÕES POPULARES PELA HABITAÇÃO (ver calendário a seguir)---à
NEM MAIS UM DESPEJO –SOLIDARIEDADE!    NÃO ÀS LEIS TERRORISTAS DAS RENDAS E DESPEJOS!
 CONTRA A ESPECULAÇÃO – AÇÃO DIRETA! OCUPAÇÃO!
CONTRA O TERRORISMO PROPRIETÁRIO-PATRONAL    - ACÇÃO ANARCO-SINDICAL!   
AIT-SP –ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL das/os TRABALHADORAS/ES- Secção Portuguesa
                          SOV- Sindicato de Ofícios Vários -  Porto 
     sites :   ait-sp.blogspot.com   ,   sovaitporto.blogspot.com      mail : sovaitporto@gmail.com
                 
    CALENDÁRIO  DA CAMPANHA  “PELA HABITAÇÃO -  AUTO-ORGANIZAÇÃO!”
  Sem prejuízo de outras ações que se insiram nos mesmos objetivos, conjuntamente com outros coletivos anti-autoritários da área do Porto, e mesmo em datas posteriores, convidamos-vos a participar ativamente nas REUNIÕES POPULARES PELA HABITAÇÃO que se efetuam nas seguintes datas, horas  e locais:
(INFORMAÇÃO E DISCUSSÃO PÚBLICA SOBRE OS EFEITOS DA NOVA LEI DAS RENDAS E MEDIDAS A TOMAR ).
 - 23 de Março, SÁBADO , 16 horas -  CORDOARIA
 - 29 de Março, SEXTA , 17.30 horas – JARDIM DA PRAÇA DA REPÚBLICA
 - 13 de Abril, SÁBADO, 16  horas – JARDIM DO LARGO DA FONTINHA*
                                                                                                                    
*iniciativa conjunta com CASA VIVA
                        
 INDEPENDENTEMENTE DE OUTRAS INICIATIVAS, ESTAREMOS  NA  NOSSA SEDE PROVISÓRIA , A PARTIR DE 21  DE MARÇO,    DAS  19 ÀS 21    HORAS ÀS SEXTAS- FEIRAS PARA  INFORMAÇÕES DE  APOIO A MORADORES SOBRE AS NOVAS LEIS TERRORISTAS DAS RENDAS E OUTRAS QUESTÕES LIGADAS À HABITAÇÃO.
                    
  AIT-SP/SOV-Portoc/ TERRA VIVA!AES -Rua dos Caldeireiros, 213 - PORTO

No comments:

Post a Comment