5.08.2012

Varsóvia: Resumo da manifestação anarquista do 1˚ de Maio


http://cia.media.pl/files/jcrop_1majakp.pngNeste 1˚ de Maio, anarquistas e anarcosindicalistas fizeram uma manifestação na capital polonesa, Varsóvia. Durante a marcha, foi falado sobre a deterioração da situação da classe trabalhadora, a padronização dos contratos de merda, o aumento da idade da aposentadoria e o ataque capitalista sobre os direitos dos trabalhadores conquistados no século passado. A manifestação crítica se opôs aos sindicatos pelegos, que constantemente pactam com os patrões e se recusam a convocar greves, mesmo agora que enfrentamos a pior das situações.


 As faixas da união anarcosindicalista ZSP diziam: "Chega de pactos", "A guerra de classes continua" e "Não quero morrer trabalhando". Os textos distribuídos criticavam aos pseudo-esquerdistas que também foram às ruas nesta data, e em particular a formação neoliberal RP (Ruch Poparcia, liderada por Janusz Palikot), que também incorpora em seu discurso questões relacionadas com o estilo de vida liberal e se apresenta como partido da esquerda, vota a favor do aumento da idade da aposentadoria. Antes da manifestação, também havia um comentário que os nacionalistas tentariam aproveitar o 1˚ de Maio e se infiltrar no movimento operário.

Quando a manifestação passou pelas cafeterias que estavam abertas para lucrar, foi dito aos que estavam sentados que os empregados recebem por hora menos do que custa o seu café, e que eles não só tem que trabalhar no 1˚ de Maio, mas que tampouco terão férias remunerada.

Na marcha, que atraiu o interesse tanto dos transeuntes como dos meios de comunicação, participaram além dos anarcosindicalistas da ZSP e da Federação Anarquista, muitas individualidades anarquistas, alguns do grupo dos indignados e esquerdistas radicais que aderiram à marcha anticapitalista.

http://www.zsp.net.pl/
agência de notícias anarquistas-ana

No comments:

Post a Comment