Hoje, membros da Solidarity Federation de Liverpool viajaram para Moreton para demonstrar solidariedade com trabalhadoras/es da fábrica de biscoitos de Burton lutando para salvarem seus empregos.
Uma passeata e um comício, organizados pelo sindicato Unite, reuniram várias centenas de pessoas em assembleia no estacionamento de Moreton Shore. A passeata tomou grande parte da área adjacente, com bastante apoio e bate-papo com pessoas do local, e passou a fábrica antes de voltar para o ponto de partida para um comício. Membros da SolFed carregaram nossa faixa na passeata em uma visível demostração de solidariedade, antes de entregar cópias de nosso panfleto Catalyst.
A companhia anteriormente havia feito um acordo com a Unite para garantir trabalho até 2012 e para fazer de Moreton seu sítio principal. Desde então ela renegou esse acordo e está tentando fechar a usina. O sindicato permanece em negociação, e disse que estará procurando um questionamento legal do fechamento.
Entretanto, é claro que isso não será o suficiente. Apesar do clima do evento ser animado, havia uma óbvia minoria que parecia resignada à derrota, enquanto outros/as sugeriam que a passeata deveria deveria ter tomado a fábrica e se recusado a sair. Com a companhia nem mesmo reconhecendo seus acordos com a Unite, certamente parece que a ação direta – como uma ocupação da fábrica – teria mais peso.
O que quer que aconteça, as/os trabalhadoras/es cujos empregos estão ameaçados têm nosso apoio e nossa solidariedade contínuos em sua luta. Um prejuízo a um/a, é um prejuízo a todos/as!
No comments:
Post a Comment