
Às 5 da madrugada no sábado, dia 5 de fevereiro, um grupo entre 30 a 50 pessoas, incluindo membros da SolFed e outros/as anarquistas locais, ocuparam a Biblioteca New Cross. Inicialmente, isto havia sido parte de um ato nacional de visitas em apoio a bibliotecas ameaçadas por todo o país, mas evoluiu para uma ocupação quando os/as participantes decidiram ficar.
Como a única ocupação dentre as 450 visitas, a New Cross conseguiu uma boa quantidade de imprensa. Este era mais ou menos o objetivo: conseguir publicidade para a campanha das bibliotecas e manter o impulso do movimento contra os cortes em geral. Um manifestante otimista, James Holland, afirma: “Eu acho que com esta ocupação nós vamos levar a campanha das bibliotecas – e a campanha contra os cortes em geral – a um nível completamente novo”.
A ocupação foi relativamente curta, somente durando (intencionalmente) até o meio dia do dia seguinte. Houve discussões com a polícia e a segurança sobre deixarem as pessoas entrarem, a primeira das quais foi vencida e a segunda (na última meia hora da ocupação) foi perdida. Durante a maior parte do tempo as pessoas entravam trazendo comida, conversando, lendo e jogando. Foi um ótimo espaço e realmente impressionou a necessidade de um ponto local para agir como centro das atividades contra os cortes.
Relatório do grupo local contra os cortes com endereços para a imprensa nacional: http://laca.org.uk/2011/02/05/new-cross-library-occupied-by-anti-cuts-campaigners/#

No comments:
Post a Comment