9.18.2010

Anarquia em debate no Porto

Jornadas Anarquistas e Anarco-sindicalistas Porto 15-17 Out.2010

Círcular nº 1

1-ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O PORQUÊ DESTAS JORNADAS

Car@s Companheir@s,
Com os objectivos de promover a  reflexão, o intercâmbio de ideias e experiências e a informação sobre os temas ANARQUISMO e ANARCOSINDICALISMO, como possíveis e necessárias ferramentas de intervenção crítica e transformadora frente à actual realidade social de dominação e exploração generalizadas , anarquistas e anarcosindicalistas ligados à actividade da AIT-SP (Associação Internacional d@s Trabalhdoras/es – Secção Portuguesa) tomámos a iniciativa de avançar com estas jornadas, sem prejuízo da possível e desejável participação de outros colectivos e/ou indivíduos, revendo-se de alguma forma nas ideias básicas do ANARQUISMO e/ou do ANARCO-SINDICALISMO (anti-capitalismo, anti-estatismo, acção directa,  autogestão, autonomia, apoio-mútuo, autoresponsabilização e internacionalismo) que a nós se queiram juntar, também nesta fase de preparação do evento – sobretudo os que tanto territorialmente como ideologicamente estejamos mais próximos .


Tomámos a  iniciativa de avançar com estas jornadas, procurando também garantir de alguma forma que elas não sejam mais um encontro sem consequências práticas positivas ou  meramente simbólico e “litúrgico”, como tantos no passado, apontando nós sobretudo para as ideias de que haverá que APROFUNDAR os nossos fundamentos comuns, ALARGAR e difundir as nossas ideias básicas , objectivos e métodos,  APLICÁ-LOS nas lutas e praxis social do dia-a-dia e RECUPERAR A INFLUÊNCIA SOCIAL nos meios mais  explorados e “excluídos”, sobretudo. Estamos confrontad@s hoje com o avanço rápido anti-social e anti-planeta do Capital e do Estado, diminuindo “direitos” conseguidos através de lutas sociais do passado e promovendo e intensificando a super-exploração e a dominação das gentes e do planeta. Temos todo o tempo do mundo a ganhar mas…NÃO TEMOS NENHUM A PERDER!

Não pretendemos pois com esta iniciativa  nem favorecer quaisquer polémicas mais viradas para o “combate de egos” ou para algum “enciclopedismo anarcóide” nem responder às “crises existenciais” de ninguém! Pretendemos isso sim é favorecer a descoberta e o encontro de afinidades e de cumplicidades necessárias para o combate social anarquista e anarco-sindicalista entre quem o queira e sinta como necessário e urgente!…Mesmo que a sua curiosidade e interesse sejam despoletados justamente a partir de agora!…

Como nos mostram experiências mais recentes , por exemplo da FAU alemã, da CNT galega e espanhola – entre outras muitas experiências por esse mundo fora, e algumas aqui também! – há um espaço por preencher, no terreno das lutas sociais, que PODEMOS VIR A PREENCHER DE FACTO, face  às perspectivas reformistas, estatistas, pactuantes e “mais do mesmo” dos partidos políticos  e das organizações que eles controlam.  Sejamos muit@s ou ainda poucos, ou nos agrupamos em volta de verdadeiros programas de intervenção e transformação social, saídos das afinidades e cumplicidades entre nós , encarando a perspectiva da REVOLUÇÃO SOCIAL como um processo que permita aos milhões de “deserdad@s” desta sociedade IRMOS AO ASSALTO DO CÉU , no sentido de uma sociedade humana e de uma Terra libertárias …ou tudo o mais será perda real de tempo e mero “folclore”!

É com estas preocupações que desejamos partilhar convosco , que nos auto-animamos para a realização destas jornadas.
Bem vind@s !       Saúde e Anarquia!

SOV/AIT-SP do Porto

2-PROGRAMA

15.Out.(sexta-feira) -19.00 h.- ABERTURA : Boas-vindas aos colectivos e pessoas participantes -Apresentação dos objectivos das Jornadas -Informações adicionais sobre logística (espaços para bancas informativas, refeições, dormidas, etc.) -19.30 h.-  DEBATE: “RAÍZES  E LEGADO DO ANARQUISMO E ANARCO-SINDICALISMO EM PORTUGAL – UON , CGT, UAP, FARP, etc…” -20.30 h.-JANTAR -21.30 h.-  vídeo “Memória Subversiva” (de J.Tavares ) seguido de DEBATE: “ACTUALIDADE DO ANARQUISMO E DO ANARCO-SINDICALISMO : PRESERVAR AS RAÍZES – AGARRAR O PRESENTE”

16.Out.(sábado) -10.00 h. TRILHA PEDESTRE DA MEMÓRIA LIBERTÁRIA DO PORTO -12.30 h. –ALMOÇO -14.30 h. DEBATE: A REVOLUÇÃO SOCIAL  COMO PROCESSO (Experiências históricas, reflexões, vídeos, textos, etc.)” -16.00 h.Pausa p/  café                                                                                                                                                                                                         -16.15 h. DEBATE:   “OS MOVIMENTOS SOCIAIS E @S ANARQUISTAS EM PORTUGAL HOJE – possíveis estratégias de ligação aos meios  laborais e populares “ -18.30 h. –DEBATE E EXPERIMENTAÇÕES: “ANIMAÇÃO ANARQUISTA-RECUPERAÇÃO DAS “VELADAS SOCIAIS”, TEATRO INVISÍVEL, CANTO E ANIMAÇÃO DE RUA, etc.
-20.00 h – JANTAR
-21.00 h. – vídeo “THE TAKE” (ocupação de fábricas e autogestão na Argentina) seguida de DEBATE: “AUTOGESTÃO E COOPERATIVISMO em contexto capitalista”com alguma informação também sobre a discussão deste tema na última  Conferencia da AIT/IWA, em Leon, organizada pela CNT-E, em Agosto.

17.Out.(domingo) -10.00 h. –vídeo “ARTE E ANARQUIA” seguido de DEBATE:  “ARTE/S E COMPROMETIMENTO SOCIAL REVOLUCIONÁRIO D@S ARTISTAS” -11.30 h DEBATE:“EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E PEDAGOGIA ANARQUISTA – contributos recentes sobre o tema” (experiências educativas .formais e informais: círculos de estudos, universidades populares, proj.REGRALL, grupos escolares, etc…)                                                                                                                                  -13.00 h. Almoço                                                                                                                                                                                  -14.30 h.- “OS CEM ANOS DA CNT (E.) em Espanha e no Mundo”– apresentação de vídeos, depoimentos  de companheir@s da CNT, etc. DEBATE: “ANARQUISMO E ANARCO-SINDICALISMO –COMPLEMENTARIEDADE OU OPOSIÇÃO?”
-18.00 h. Espaço exclusivo para a EXPOSIÇÃO E DIVULGAÇÃO DE “MEDIAS “(SITES, PUBLICAÇÕES, EDITORAS) sobre ANARQUISMO E ANARCOSINDICALISMO (c/intercâmbio e apresentações informais-iniciativas e projectos)       àpoderá funcionar em simultâneo com a realização das jornadas ou em horário especial ß -19.30 h- JANTAR CONJUNTO DE DESPEDIDA, CONVÍVIO INFORMAL, TROCA DE CONTACTOS, ETC.

3-Organização da iniciativa: -AIT-SP –PORTUGAL     -SOV.AIT-SP – Porto     -CESL (Círculo de Estudos Sociais Libertários) –Porto + outros colectivos e indivíduos libertários

Notas:
1-Partindo desta proposta serão convidados a participar -seja na discussão dos vários temas, com os seus textos e outros materiais, seja com bancas de divulgação -outros colectivos e pessoas libertári@s tanto portugueses como de outros países
2-A apresentação dos temas, o desenvolvimento da sua discussão e a síntese final dos debates ficam a cargo da Equipa de Animação das Jornadas e de Grupos de Trabalho compostos por pessoas, a mero título  individual ou como membros de colectivos, empenhadas na sua organização, sem prejuízo dos contributos que possam surgir entretanto na própria dinâmica das Jornadas.
4-CONDIÇÕES LOGÍSTICAS E MARCAÇÕES
4.1 – DORMIDAS PARA QUEM VEM DE FORA DO PORTO- No espaço onde as Jornadas decorrerão (sede da Terra Viva!Assoc.de Ecologia Social)  temos um compartimento onde cabem cerca de 20 pessoas-  desde que tragam colchonete e saco cama (possibilidades de reforço com cobertores e mantas da associação ).Para além disso há a possibilidade de pernoita em casas de companheir@s e amig@s ou noutros colectivos que possam disponibilizar espaços de dormida.
4.2 – REFEIÇÕES E NOSSA COZINHA – Funcionará uma Cozinha Colectiva , da qual fica um Gr.Trab. nosso responsabilizado, onde serão confeccionadas as principais refeições (almoços e jantares -vegetarianos) ao preço de 2,00 -c/copo de refresco.  É IMPORTANTE QUE @S COMPANHEIR@S QUE VÊM DE FORA DO PORTO (OU QUE DESEJEM COMER AQUI) NOS INFORMEM DAS REFEIÇÕES QUE PRETENDEM FAZER PARA GARANTIRMOS QUE  NEM FALTE COMIDA PARA TOD@S nem se estrague comida que sobre. De resto, nas imediações há uma série de tasquinhas e pequenos restaurantes populares onde se come até 5-6 euros a refeição.

4.3-  ARRUMAÇÕES, LIMPEZA E HIGIENE PESSOAL – A arrumação e limpeza diária dos diversos espaços da associação , tanto para as refeições como para as actividades, fica a cargo de um Gr.Trab. + outr@s comp@s que se voluntarizem. Pratos,  copos e talheres de uso
pessoal são lavados por cada um@ que os tenha utilizado e panelas e tachos pelo Gr.Trab. da Cozinha.
No espaço da associação há apenas uma casa de banho, com lavatório , e um chuveiro c/ água quente e fria. Para banho e higiene diária, aconselha-se a possível utilização de balneários colectivos municipais aqui perto e/ou a utilização dos balneários de uma associação desportiva vizinha.

5- DEBATES e TEXTOS DE APOIO AOS DEBATES 5.1- Textos de apoio aos temas dos debates – Caso   algum   colectivo  ou   indivíduo  queira   elaborar  algum  texto  que  pense  poder contribuir para o desenvolvimento de algum dos temas dos debates, poderá faze-lo até 3 DE OUTUBRO, via e-mail e endereça-lo  a: JORNADAS ANARQUISTAS E ANARCOSINDICALISTAS <sovaitporto@gmail.com> , mencionando o tema do debate a que  se refere.
Esses textos serão distribuídos num pequeno caderno de “Textos de Apoio” antes do início de cada debate. IMPORTANTE: cada texto não deverá ocupar mais de uma página A-4 e com os caracteres no mínimo a tamanho  10,  de   forma   a   facilitar a   sua   reprodução.

5.2-Forma de moderação e desenvolvimento dos debates- Em princípio tentar-se-á fazer preceder cada debate, da apresentação de pequeno vídeo ou fotos, relacionados com o tema, bem como de uma pequena introdução feita por um/a comp@ ou amig@, da organização das Jornadas . A mesa de moderação estará a cargo de 2 comp@s –alguém para ir moderando e sintetizando possíveis conclusões e uma outra pessoa para ir anotando a ordem de inscrições de quem pretenda intervir. O tempo máximo de cada intervenção não deverá exceder os 10 minutos de forma a que ninguém possa monopolizar o tempo de uso da palavra.

5.3- Locais dos debates – Caso as condições atmosféricas nos permitam –e os horários de realização também, seguindo o exemplo da experiência da última FEIRA DO LIVRO ANARQUISTA em Lisboa, transferiremos o local de realização de alguns dos debates para algum espaço público aqui perto (Jardim da Cordoaria ou outro, na zona da “baixa” do Porto ou da Zona Histórica  – onde o nosso espaço físico se insere).

6- BANCAS  DE  COLECTIVOS  E  EDITORAS  LIBERTÁRI@S Os colectivos ou iniciativas editoriais libertári@s que desejem expor e divulgar os seus materiais, relacionados com os objectivos destas jornadas, dever-nos-ão  informar via E.mail, até ao dia 10 de Outubro ( sovaitporto@gmail.com ) de forma a podermos disponibilizar espaço e mesas num dos compartimentos da associação para as várias bancas.  Pede-se ainda que tragam uma cobertura de plástico que protejam os materiais da sua banca de quaisquer eventuais infiltrações de humidade (apesar do local ser coberto há sempre esse perigo aqui, sobretudo a partir de fins de Setembro).
————————— // ——————————-

NOTAS FINAIS:
a)Na nossa próxima Circular, a 2ª,  daremos conta dos Grupos de Trabalho já constituídos (não definitivamente já que contamos com mais participações ) e faremos um pequeno resumo mais desenvolvido daquilo que pretendemos abordar com os vários temas em debate.

b)Entretanto solicitamos aos diversos colectivos e pessoas individuais a quem esta 1ª Circular foi enviada para nos contactarem confirmando a sua participação nestas JORNADAS ANARQUISTAS E ANARCOSINDICALISTAS , de forma a assegurarmos o avanço tanto do programa como da disponibilização das condições logísticas necessárias.
d)Para qualquer questão , p.f. contactem, por agora, através do e.mail :  < sovaitporto@gmail,com >
d)CARTAZ e LOGOTIPO DA REALIZAÇÃO – Contamos envia-los já juntamente com a Circular nº 2, até 16 ou 17 de Setembro .
SAUDAÇÕES ANARQUISTAS E ANARCOSINDICALISTAS!
Porto, 13 de Setembro
Animação das Jornadas -AIT-SP e sov/AIT-SP Porto


 

No comments:

Post a Comment