4.16.2011

Manifesto Cultural do 1º Maio - FORGS-COB-AIT

MANIFESTO CULTURAL DO 1º DE MAIO DE 2011

EXISTEM QUESTÕES DE FUNDO QUE NOS PREOCUPAM E QUE GOSTARIAMOS DE COLOCAR PARA TODOS E QUE SE LIGAM AO PRÓPRIO OBJETIVO DO MANIFESTO CULTURAL DO 1º DE MAIO..
Estamos muito preocupados com SITUAÇÃO DA POPULAÇÃO E DA JUVENTUDE SEM EMPREGOS E PERSPECTIVA DE UMA VIDA FUTURA MELHOR PARA TODOS.

PELA VIDA COMBATEMOS TODAS AS MISÉRIAS.

Preocupa-nos a falta de JUSTIÇÃO SOCIAL E A QUESTÃO SALARIAL que oprime a todos no Brasil e em especial no RS, que tem um dos mais baixos salários do Brasil..

Nós preocupamos também com suas origens que estão nas políticas globais e locais do CAPITALISMO, que usam do DESEMPREGO ESTRUTURAL PLANEJADO e da CRISE FABRICADA PELOS CAPITALISTAS para ROMPER COM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES, CONQUISTADOS HISTÓRICAMENTE, COM MUITO SUÓR, LÁGRIMAS E SANGUE.

O mais importante sem dúvidas foi o da CONQUISTA DAS 8 HORAS DE TRABALHO, quando se trabalhava mais de 12 horas diárias, sem sábado nem domingo livre.

Conquistas que impulsionaram também os Direitos das Mulheres, das Crianças, dos Velhos e dos doentes.

Não esqueçamos que as Crianças foram as primeiras vítimas fatais da história do Trabalho depois da escravidão.

Conquistas que não vieram das benesses dos ricos e poderosos, foram conquistas sociais históricas que devemos a todos que lutaram por melhores condições de vida e trabalho.

Lutas que tiveram um ápice em Chicago (EUA), quando PRESOS em manifestação (1886) pela conquista da redução da jornada de trabalho, impulsionadas por sindicalistas anarquistas da Associação Internacional dos Trabalhadores/1ª Internacional, foram por ousar almejar dias melhores CONDENADOS: COM A FORCA, Adolph Fischer (31, Tipógrafo), Albert Parsons (39, tipógrafo), George Engel (51, tipógrafo), Hessois August Spies (31, jornalista); “SUICIDADO” Louis Ling ( 23, Carpinteiro); 15 ANOS DE PRISÃO Oscar Neeb (36, vendedor); ´PRISÃO PERPÉTUA Miguel Schwab (34, encadernador) e Samuel Fielden (39, operário textil) prisão perpétua,

Deles é a frase:. VIRÁ O DIA EM QUE NOSSO SILENCIO SERÁ MAIS PODEROSO QUE AS VOZES QUE NOS ESTRANGULAIS HOJE. O que é verdade pois OUSADOS PERTENCE O FUTURO.

MAS OS PODRES PODERES SE REGENERARAM

E hoje, longe de podermos festejar o fim da miséria e da pobreza constatamos que vivemos em um País, onde apesar dos discursos dos políticos, governantes e da mídia, 53 milhões de pessoas vivam na EXTREMA POBREZA, onde a FOME e a MISÉRIA ameaçam as FAMÍLIAS. O que resulta nos elevados índices de MORTALIDADE,e de ACIDENTADOS. Resulta também em um AMBIENTE SOCIAL E ECOLÓGICO DETERIORADO. SEM DIREITOS SOCIAIS de PRECARIZAÇÃO impulsionada pela FLEXIBILIZAÇÃO e TERCEIRIZAÇÃO do trabalho, com extensas jornadas de trabalho que transformam as pessoas em coisas nas filas mendigando por atendimento e cuidados médico hospitalares.

DETERIORAÇÃO que atinge os Serviços Públicos de Transporte, Moradia e Educação, onde penalizados por um crime que não cometemos somos jogados em condições imundas de existência, sujeitos a toda sorte de VIOLÊNCIAS, ESTATAIS E PRIVADAS, as quais somos submetidos quotidianamente.

HOJE LUTAMOS PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHODAS PARA 6 HORAS QUEREMOS ACABARO COM O MODELO ASIÁTICO DE PRODUÇÃO QUE ESCRAVIZA OS TRABALHADORES (pessimas condições de existência, baixos salários, jornadas exaustivas de trabalho).

LUTAMOS PELA AUTOGESTÃO DOS TRABALHADORES que é a proposta de administração vinda dos trabalhadores para a Economia e a Sociedade.



O anarkismo revolucionário

reconstruindo

a organização livre dos trabalhadores.



A solidariedade local pelo internacionalismo proletário!

- A aceitação da máxima da Internacional “a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”.

Por um mundo melhor para todos nós.

Ação Direta Sindical na construção do socialismo libertário: sem partido nem patrão!.

Sindicato de Artes e Ofícios Vários de Porto Alegre (SINDIVARIOS)

Movimento de Reconstrução da FORGS/COB/ACAT-AIT

- Federação Operária de Porto Alegre

- Federação Operária do Rio Grande do Sul – FORGS

- Associação Continental Americana dos Trabalhadores – ACAT


Associação Internacional dos Trabalhadores – AIT (IWA)

"a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores"

--
Asociito:
Sindikato el Artaj kaj Diversaj Oficoj Laboristoj de Campinaso - SADOL
Laborista Federacio de San-Paûlio - LFSP
Brazila Laborista Konfederacio - BLK
por- Amerika Laborista Asocio - ALA
Internacia Laborista Asocio – ILA
http://fosp.anarkio.net
http://cob-ait.net
Laboristoj emacipiĝas per mem laboro.

No comments:

Post a Comment