2.20.2011

Campanha por direitos trabalhistas na OTTO começa com ações na Holanda, na Polônia e na Eslováquia




Alguns/mas trabalhadores/as enganados/as pela agência de emprego temporário OTTO estão contra-atacando!

Elas/es não conseguem as condições prometidas em seus contratos e entrevistas de emprego e a empresa ganha dinheiro a partir de um sistema de multas usadas nos “hotéis” trabalhistas. O resultado final – as pessoas trabalham e não são pagas, ou elas terminam pagando muito dinheiro por moradia abaixo dos padrões que não cumpre os termos do acordo coletivo de trabalho que a OTTO deveria estar seguindo.

Depois que alguns/mas colegas poloneses/as que trabalham na Holanda foram enganados/as pela agência, elas/es decidiram agir. O Vrije Bond na Holanda, a ZSP na Polônia e a Priama Akcia na Eslováquia começaram a agir tanto para informar as/os trabalhadoras/es sobre seus direitos quanto encorajá-las/os a se organizarem e agirem.

As ações começaram no dia 11 de fevereiro. Os escritórios de recrutamento da OTTO na Eslováquia e na Polônia foram visitados. Na Holanda, alguns hotéis trabalhistas foram visitados nesse dia e no fim de semana. Informação foi distribuída, informando trabalhadoras/es em potencial sobre o que poderia acontecer e informando as pessoas sobre seus direitos e o que podem fazer se tiverem problemas. Já há um grupo de ex-trabalhadores/as pronto para agir.

Nos informaram na sexta-feira de que uma das antigas trabalhadoras, que estava esperando seu pagamento pelo último mês de trabalho, foi multada em 1000 euros mas não tem certeza sobre o porquê. Isto é o que a OTTO está dizendo: eles se referem a alguns “regulamentos” que as pessoas deveriam seguir, mas nunca os deram a estas pessoas, nunca as fizeram assinar que receberam e concordavam com estes “regulamentos”, e que eles nem mesmo deram documentação às pessoas constando pelo que elas tinham sido multadas. Desta maneira, eles retiram o salário ao seu discernimento e esperam que ninguém contra-ataque.

Nós exigimos que a OTTO pague todo o dinheiro que devem a estas pessoas: não somente pagar o dinheiro para estas multas ridículas, mas também o dinheiro que elas não receberam pelas primeiras semanas de trabalho, por licenças médicas e o equivalente aos feriados.

Além disso, a campanha espera alcançar as seguintes exigências para todas/os as/os trabalhadoras/es da OTTO:

1. O fim do sistema de multas.
2. Darem o que está no contrato e o que é prometido.
3. Melhorar a moradia, especialmente ara cumprir com o ABU CAO (acordo coletivo de trabalho). O acordo garante 10 m por pessoa, condições sanitárias apropriadas etc.
4. Nenhum atraso de pagamentos, nenhum pagamento reduzido. Eles são obrigados a pagar tudo integralmente no 10º dia após o fim do mês.
5. Há uma penalidade contratual discriminatória. O/a trabalhador/a recebe uma multa de 500 euros se largam o emprego sem aviso, mas os empregadores podem despedir sem aviso. Esta multa deve ser eliminada, especialmente já que tantas/os trabalhadoras/es largam o emprego porque não estão recebendo o que lhes prometeram, e então recebem uma multa de 500 euros.
6. Fim à penalidade sobre confidencialidade. Os trabalhadores devem poder descrever suas condições de trabalho livremente.

Mais sobre os problemas na OTTO podem ser encontrados na página da campanha: www.otto.zsp.net.pl

Página da Priama Akcia: www.priamaakcia.sk

Página da Vrije Bond: www.vrijebond.nl

Vídeo sobre a exploração de trabalhadoras/es polonesas/es na Holanda (em holandês) – "Maatregelen tegen malafide uitzendbureaus": http://nieuwsuur.nl/video/216166-maatregelen-tegen-malafide-uitzendburea...

Artigo sobre os hotéis trabalhistas (em holandês): http://www.volkskrant.nl/vk/nl/2686/Binnenland/article/detail/1833963/20...

No comments:

Post a Comment